segunda-feira, 14 de julho de 2014

Vendas de material de construção civil caem 8% em junho e setor espera 2º semestre melhor


O comércio de material para construção sentiu os efeitos da Copa do Mundo e da queda do consumo do brasileiro nos últimos dias. Pesquisa feita pela Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), divulgada no início do mês, demonstra que as vendas do setor diminuiram 8% em junho, no comparativo com o mês de maio. Na comparação com junho do ano passado, o resultado foi 2,5% mais baixo. Em relação aos seis primeiros meses do ano, as vendas estão três por cento abaixo do registrado em igual período do ano passado.

Para o presidente da Anamaco, Cláudio Conz, o resultado ruim do setor já era esperado em pesquisa feita pela instituição. "Nos últimos doze meses, estamos com um resultado 4,5% inferior ao mesmo período anterior. É uma retração que ocorre em lojas de todos os portes e em todas as regiões do país", explica. A Copa do Mundo e o grande número de feriados, segundo ele, foram os responsáveis pelo problema.

A redução nas vendas de material para construção em junho foi sentida por comerciantes locais. O baixo desempenho, segundo eles, ocorre por conta da Copa do Mundo. Porém, a diminuição do consumo ocasionada pelas medidas de combate à inflação adotadas pelo governo federal, também tem influenciado esse problema.

Para Leandro Haro, gerente comercial da loja Barcelona - Material para construção, a Copa do Mundo foi o que ocasionou a queda nas vendas em junho. "Na comparação dos dia de jogos com um dia comum, desaceleram as vendas, porque o pessoal tem trabalhado menos", afirma. Ele aponta que os feriados e as partidas da seleção brasileira reduziram o tempo de trabalho. "Os consumidores tiveram menos tempo de compra."


fonte: cruzeirodosul.inf

Nenhum comentário:

Postar um comentário